O TERMO DE COMPROMISSO DO ART. 26 DA LINDB, O LICENCIAMENTO AMBIENTAL E A PROTEÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE
Palavras-chave:
direito ao meio ambiente, direito administrativo, consensualidade, termo de compromisso, licenciamento ambiental.Resumo
O art. 26 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro - LINDB trouxe a possibilidade de celebração do termo de compromisso para resolver irregularidade, incerteza jurídica e solucionar questão administrativamente contenciosa, a consagrar um espaço de consensualidade em conformidade com várias ondas de alteração de paradigmas no Direito Administrativo. O presente artigo, a par de situar sua introdução dentro desse contexto de conflito e multipolaridade de interesses, pretende examinar as possibilidades de celebração do compromisso, as formalidades exigidas na lei e no seu regulamento, inclusive com a apresentação de ideias para interpretar o conceito jurídico indeterminado que condiciona o compromisso – a satisfação de interesse geral relevante. Depois, objetiva-se examinar a possibilidade jurídica de, ao formalizar o compromisso, deixar de paralisar atividades potencialmente poluidoras sem licença ambiental dentro do contexto de proteção constitucional ao meio ambiente. Nesse compasso, há alguma comparação com o termo de ajustamento de conduta, previsto no art. 5º, §6º, da Lei n.7.347/85, e com o termo de compromisso ambiental, tratado no art. 79-A da Lei n. 9.605/98. Efetuado um exame pela norma da proporcionalidade, com os seus três subtestes, conclui-se que a norma extraída desse dispositivo não pode autorizar a continuidade da atividade potencialmente poluidora sem a licença ambiental.
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