Desafios da Dimensão Técnico Operativa do Serviço Social na Luta Contra a Desumanização das Classes Subalternas na Política Educacional do CAP-UFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6930

Resumo

Este trabalho se fundamenta no método teórico-metodológico do materialismo histórico dialético, é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de campo, desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE), a partir de um levantamento documental e bibliográfico, baseado em relatórios institucionais do Serviço Social e também de informações no Portal da Transparência. A análise de conteúdo permitiu reflexões sobre as condições da oferta de educação pública vigente no (des) governo Bolsonaro entre 2018-2021, evidenciando o projeto de desumanização das classes subalternas, o desmonte e o desfinanciamento da política educacional. Os desafios enfrentados na política pública educacional, trouxe prejuízos à formação do cidadão, violação do direito à educação, agravados Pandemia de Covid-19 no estado de Pernambuco, diante do contexto de crise e do aumento da desigualdade educacional e social, com o propósito escancarado de ampliar e naturalizar a segregação social e o processo de reprodução das relações sociais, de exploração de uma classe sobre a outra.  Buscou-se evidenciar os desafios enfrentados na dimensão técnico-operativa do Serviço Social e as estratégias de enfrentamento adotadas diante da precarização do trabalho, para atribui respostas às questões sociais, agravadas no marco temporal pesquisado, além de combater conservadorismo, o autoritarismo e a desumanização.

 

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Biografia do Autor

Renata Pereira da Silva Uchôa, Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH -UFPE). Recife (PE). Brasil.

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS), Bacharela em Serviço Social e Licenciada em Pedagogia (UFPE). Recife (PE). Brasil.

Ana Maria de Barros, Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH -UFPE). Recife (PE). Brasil.

Doutora em Ciência Política, Mestre em Educação Popular, Especialista em Sociologia, Graduada em História, Bacharel em Direito e Professora Associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Recife (PE). Brasil.

Flávia da Silva Clemente, da Universidade Federal de Pernambuco (CCSA- UFPE). Olinda (PE). Brasil.

Doutora e Mestra em Serviço Social, Especialista em Saúde Pública e Assistente Social. Professora Permanente do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife (PE). Brasil.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Pereira da Silva Uchôa, R., de Barros, A. M. ., & da Silva Clemente, F. (2023). Desafios da Dimensão Técnico Operativa do Serviço Social na Luta Contra a Desumanização das Classes Subalternas na Política Educacional do CAP-UFPE. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6930