Desafios da Dimensão Técnico Operativa do Serviço Social na Luta Contra a Desumanização das Classes Subalternas na Política Educacional do CAP-UFPE
DOI:
https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6930Resumo
Este trabalho se fundamenta no método teórico-metodológico do materialismo histórico dialético, é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de campo, desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE), a partir de um levantamento documental e bibliográfico, baseado em relatórios institucionais do Serviço Social e também de informações no Portal da Transparência. A análise de conteúdo permitiu reflexões sobre as condições da oferta de educação pública vigente no (des) governo Bolsonaro entre 2018-2021, evidenciando o projeto de desumanização das classes subalternas, o desmonte e o desfinanciamento da política educacional. Os desafios enfrentados na política pública educacional, trouxe prejuízos à formação do cidadão, violação do direito à educação, agravados Pandemia de Covid-19 no estado de Pernambuco, diante do contexto de crise e do aumento da desigualdade educacional e social, com o propósito escancarado de ampliar e naturalizar a segregação social e o processo de reprodução das relações sociais, de exploração de uma classe sobre a outra. Buscou-se evidenciar os desafios enfrentados na dimensão técnico-operativa do Serviço Social e as estratégias de enfrentamento adotadas diante da precarização do trabalho, para atribui respostas às questões sociais, agravadas no marco temporal pesquisado, além de combater conservadorismo, o autoritarismo e a desumanização.
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