Educação em Direitos Humanos e a Formação de Professores/as

Entre a Universidade e a Escola Pública Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6946

Resumo

Considerando o cenário de enfraquecimento democrático no Brasil e seus impactos e retrocessos na educação - para além das influências transnacionais nesse âmbito - são apresentadas neste trabalho algumas perspectivas fundamentadas na Educação em Direitos Humanos, que envolvem uma universidade pública e duas escolas da Educação Básica também públicas. São propostas concebidas e narradas por diferentes agentes desse processo, em suas confluências, a partir de uma proposta central que buscou: a) aproximação, sensibilização, intervenção e aprendizados mútuos pela/na Educação em Direitos Humanos (EDH) e b) observação, intervenção e análise dos/nos contextos educativos, na relação com algumas propostas governamentais afins e dos principais desafios para tal efetivação como políticas públicas. Há, nesse conjunto, uma perspectiva docente do Ensino Superior e a de dois licenciandos do curso de Matemática, com objetivo de explicitação e detalhamento de suas intervenções que configuram estudos de caso, de cunho qualitativo. O principal conjunto de dados foi produzido através do registro de ações e narrativas de estudantes que participaram desses percursos formativos, além de observações e intervenções dos referidos licenciandos, como parte das exigências da disciplina. De modo geral, as propostas revelam alguns entraves nos currículos escolares das referidas instituições para as pedagogias engajadas e decoloniais, nas mentalidades de vários/as envolvidos/as e também desafios na efetivação da EDH como centralidade de políticas públicas e propostas governamentais. Por outro lado, indicam algumas aberturas para os enfrentamentos necessários nesses contextos do fazer docente e institucional contra hegemônico, dialógico e que necessita contar com a participação ativa e protagonista dos/as estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Andreia de Matos Lins, Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas (SP). Brasil

Professora Doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Membro da Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, onde também concluiu os cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado Acadêmico em Educação. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Huelva, Espanha (2022), na área dos Estudos da Infância. 

Pedro Henrique Capatto da Silva, Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas (SP). Brasil

Estudante na área de Licenciatura em Matemática da UNICAMP. Participou durante os anos de 2021 e 2022 como organizador da SeProMat (Semana do Professor de Matemática), uma semana organizada com diferentes palestras para os professores de matemática. Fez curso Técnico em Eletroeletrônica no SENAI de Valinhos. E durante o ensino fundamental participou de competição de Robótica.

Harry Rocha de Souza, Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas (SP). Brasil

Estudante, atualmente graduando no curso Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Formado pelo Colégio Técnico de Limeira (COTIL). Também formado em Mecânico de Usinagem pelo SENAI "Luiz Varga" em Limeira e Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica pelo SENAI "Roberto Mange" em Campinas.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

de Matos Lins, H. A. ., Capatto da Silva, P. H., & Rocha de Souza, H. (2023). Educação em Direitos Humanos e a Formação de Professores/as: Entre a Universidade e a Escola Pública Básica. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6946