Educação em Direitos Humanos e a Formação de Professores/as
Entre a Universidade e a Escola Pública Básica
DOI:
https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6946Resumo
Considerando o cenário de enfraquecimento democrático no Brasil e seus impactos e retrocessos na educação - para além das influências transnacionais nesse âmbito - são apresentadas neste trabalho algumas perspectivas fundamentadas na Educação em Direitos Humanos, que envolvem uma universidade pública e duas escolas da Educação Básica também públicas. São propostas concebidas e narradas por diferentes agentes desse processo, em suas confluências, a partir de uma proposta central que buscou: a) aproximação, sensibilização, intervenção e aprendizados mútuos pela/na Educação em Direitos Humanos (EDH) e b) observação, intervenção e análise dos/nos contextos educativos, na relação com algumas propostas governamentais afins e dos principais desafios para tal efetivação como políticas públicas. Há, nesse conjunto, uma perspectiva docente do Ensino Superior e a de dois licenciandos do curso de Matemática, com objetivo de explicitação e detalhamento de suas intervenções que configuram estudos de caso, de cunho qualitativo. O principal conjunto de dados foi produzido através do registro de ações e narrativas de estudantes que participaram desses percursos formativos, além de observações e intervenções dos referidos licenciandos, como parte das exigências da disciplina. De modo geral, as propostas revelam alguns entraves nos currículos escolares das referidas instituições para as pedagogias engajadas e decoloniais, nas mentalidades de vários/as envolvidos/as e também desafios na efetivação da EDH como centralidade de políticas públicas e propostas governamentais. Por outro lado, indicam algumas aberturas para os enfrentamentos necessários nesses contextos do fazer docente e institucional contra hegemônico, dialógico e que necessita contar com a participação ativa e protagonista dos/as estudantes.
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