Qual é a Sua Massa Crítica? Uma Abordagem Empírica Para Cálculo da Massa Crítica em Plataformas Digitais
DOI:
https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7289Resumo
O ponto de massa crítica é um indicador crucial para plataformas digitais, pois representa um estágio a partir do qual o crescimento é sustentável. Identificar esse ponto é importante para as decisões estratégicas das empresas, como a entrada em novos mercados ou investimentos futuros. Por esses motivos, é também um conceito importante para a avaliação do ambiente competitivo, sendo relevante para a política concorrencial. Este artigo busca detalhar esse conceito, apresentando uma metodologia que permite a identificação aproximada da massa crítica. A metodologia é aplicada com dados de usuários do jogo Counter-Strike Global Offensive e no histórico da participação de usuários da plataforma Windows 7. Utilizando informações públicas sobre o jogo e o Windows 7, é possível verificar a consistência do ponto identificado.
PALAVRAS-CHAVE: plataformas digitais; massa crítica; defesa da concorrência
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