Qual é a Sua Massa Crítica? Uma Abordagem Empírica Para Cálculo da Massa Crítica em Plataformas Digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7289

Resumen

O ponto de massa crítica é um indicador crucial para plataformas digitais, pois representa um estágio a partir do qual o crescimento é sustentável. Identificar esse ponto é importante para as decisões estratégicas das empresas, como a entrada em novos mercados ou investimentos futuros. Por esses motivos, é também um conceito importante para a avaliação do ambiente competitivo, sendo relevante para a política concorrencial. Este artigo busca detalhar esse conceito, apresentando uma metodologia que permite a identificação aproximada da massa crítica. A metodologia é aplicada com dados de usuários do jogo Counter-Strike Global Offensive e no histórico da participação de usuários da plataforma Windows 7. Utilizando informações públicas sobre o jogo e o Windows 7, é possível verificar a consistência do ponto identificado.

PALAVRAS-CHAVE: plataformas digitais; massa crítica; defesa da concorrência

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Carlos Nicolini de Morais, LCA Consultoria Econômica. São Paulo (SP). Brasil.

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), atua na área de Economia do Direito. Foi Coordenador do departamento de estudos econômicos do CADE e Gerente de Contas Públicas na Secretaria de Estado da Economia de Goiás. Hoje é Gerente-especialista na LCA Consultores.

Leonardo de Castro Lima, LCA Consultoria Econômica. São Paulo (SP). Brasil.

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi consultor na FINEP, elaborando modelos de avaliação de impacto das políticas de financiamento, posteriormente atuou como Assistente de Pesquisa na FGV. Hoje é economista na LCA Consultores.

Gabriel Silva Takahashi, LCA Consultoria Econômica. São Paulo (SP). Brasil.

Economista pela FEA-USP e mestre pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Hoje é economista sênior na LCA Consultores, atuando na área de concorrência com foco em economia digital e saúde.

Publicado

2023-10-31

Cómo citar

Nicolini de Morais, J. C., de Castro Lima, L., & Silva Takahashi, G. (2023). Qual é a Sua Massa Crítica? Uma Abordagem Empírica Para Cálculo da Massa Crítica em Plataformas Digitais. Direito Público, 20(107). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7289