Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação em Paulo Freire e seus Contributos para a Formação de Professores com Práticas Pedagógicas Interdisciplinares que Permeiam os Direitos Humanos

Authors

  • Dayane Lopes de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN/GEPEPF). Caicó (RN). Brasil https://orcid.org/0000-0002-0363-723X
  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN/GEPEPF). Caicó (RN). Brasil https://orcid.org/0000-0001-8683-525X

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6898

Abstract

Abstrac

 

Teacher training must do justice to interdisciplinary pedagogical practices that permeate human rights. Thus, our purpose is to investigate the contribution that the Group of Studies and Research on Education in Paulo Freire (UFRN, 2001) has favored for teacher training through interdisciplinarity as a pedagogical nexus of human rights. It starts with the investigative assumption: How do research and extension contribute to teacher training from the perspective of interdisciplinarity in the promotion of human rights? The research is of a qualitative nature, being the autobiography, which favors the analysis and description of the actions, around the analytical categories: interdisciplinarity (FAZENDA, 2002), human rights (SILVA, 2008) and pedagogical practice (ARROYO, 2009, FREIRE, 1987). The results of this mapping and excavation allowed us to list our actions in 33 events, and 11 productions. We emphasize that interdisciplinary teacher education is done in motion.

 

Keywords: Teacher education; Interdisciplinarity; Human rights.

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Author Biographies

Dayane Lopes de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN/GEPEPF). Caicó (RN). Brasil

PEDAGOGIA (LICENCIATURA) - UFRN; Graduanda em pedagogia, licenciatura na UFRN, CERES, Campus Caicó. Bolsista de Pesquisa: Práticas Pedagógicas Decoloniais. Estudiosa e pesquisadora da educação popular, direitos humanos e descolonialidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação em Paulo Freire (GEPEPF). Associada e líder da Brasil Soka Gakai Internacional (BSGI). Musicista. Graduanda em busca de soluções/possibilidades para uma educação que proporcione o bem humano, "a felicidade do aluno" (Daisaku Ikeda), a liberdade e dignidade de vida! Para alcançar meu objetivo busco estudar os movimentos sociais e a educação popular com foco na descolonização da fundamentação teórica (que incluem a luta pela implementação dos direitos humanos, feminista, a luta LGBTQIA+, a luta dos pretos e muitas outras que buscam a valorização do sujeito e seu lugar no mundo) e como estes se relacionam direta e indiretamente com uma educação mais inclusiva, equitativa quanto aos direitos humanos. 

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN/GEPEPF). Caicó (RN). Brasil

Doutora em Educação pela UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unidade de Lotação: Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN), Pesquisadora do Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI/UFRN) e Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN). Interesses em: Direitos Humanos, Gestão e Políticas Educacionais, Educação do campo, Educação popular, Movimentos sociais, Processos educativos, Interdisciplinaridade, Formação de professores, Livros didáticos, EJA, Transdisciplinaridade, Estágio supervisionado, EaD, Pedagogia Social.

Published

2023-04-28

How to Cite

Lopes de Medeiros, D., & Vieira de Melo, M. A. (2023). Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação em Paulo Freire e seus Contributos para a Formação de Professores com Práticas Pedagógicas Interdisciplinares que Permeiam os Direitos Humanos. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6898