Educação em Direitos Humanos para Grupos Vulnerabilizados e Defensoria Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6925

Resumo

A pesquisa busca analisar de que maneira os grupos vulnerabilizados podem ter acesso a uma educação em direitos humanos que contribua para a sua emancipação social e para a efetivação de seus direitos, com o auxílio da Defensoria Pública. Para tanto, analisa-se os conceitos de estigma, vulnerabilidade e exclusão social, as funções institucionais da Defensoria Pública e de que modo ela pode ampliar os canais de diálogo com as comunidades periféricas, de forma que possam contribuir para a redução da desigualdade social. Propõe-se o desenvolvimento do presente estudo por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, isto é, a partir do exame dos referenciais teóricos, propondo-se a descrição e a compreensão do fenômeno analisado, ampliando-se a perspectiva acerca do mesmo, e utilizando-se do método dedutivo para o desenvolvimento das ideias expostas. Assim, busca-se questionar: De que forma a Defensoria Pública poderia auxiliar os grupos vulnerabilizados a ter acesso a uma educação em direitos humanos? Conclui-se que a Defensoria Pública, mediante a elaboração de atividades de educação em direitos e práticas locais que contribuam para o fortalecimento dos vínculos comunitários, pode auxiliar no desenvolvimento de uma educação emancipatória em direitos humanos para grupos vulnerabilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhoane Ferreira Fernandes Brazileiro, Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Vitória (ES). Brasil

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Defensora Pública do Estado do Espírito Santo.

Gilsilene Passon Picoretti Francischetto, Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Vitória (ES). Brasil.

Pós-doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Pós doutoranda em Direito do Trabalho pela PUC/MG. Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Graduada em Direito e Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV (Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais). Líder do Grupo de Pesquisa “Invisibilidade social e energias emancipatórias em Direitos Humanos”.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Ferreira Fernandes Brazileiro, J., & Passon Picoretti Francischetto, G. . (2023). Educação em Direitos Humanos para Grupos Vulnerabilizados e Defensoria Pública. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6925