The THE IMPACT OF DATA ACCESS ON DIGITAL PLATFORM COMPETITION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7242

Abstract

The aim of this article is to present to what extent the broad access to data by dominant platforms affects competition in the market and if this access reinforces their positions as incumbents. For this purpose, economic theories will be reviewed with emphasis on three ways in which access to data affects competition, namely: (i) price customization, (ii) recommendations and (iii) product and service customization. The article concludes with a discussion on antitrust analysis from the perspective of access to data from two merger cases that involved horizontal and vertical overlaps: the international acquisition of FitBit by Google (2020) and the national merger case between Stone and Linx (2021).

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Author Biographies

Adriana Azevedo Hernandez Perez, Toulouse School of Economics. França

Doutora em Economia pela Université de Toulouse, na França, Mestre em Economia pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em organização de mercados, econometria aplicada, regulação e defesa da concorrência sobre diversos segmentos, desde o mercado financeiro e de meios de pagamento até os mercados de infraestrutura. Atuou como pesquisadora e professora na FGV-RJ, como gestora de Pesquisa e Desenvolvimento da área de risco de crédito do Itaú-Unibanco, como professora no Insper e como consultora no Banco Mundial. É professora do mestrado em economia e finanças da FGV-SP.

Luisa R. Portilho, Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo (SP). Brasil

Mestranda em Economia pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Priscila K. B. Wilhelm, Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo (SP). Brasil

Mestranda em Economia pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da mesma Universidade (ECA/USP). Possui experiência com temas relacionados a tecnologia, especialmente no setor financeiro, e em projetos que tratam de concessões e finanças.

Fabiana Tito, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP). Brasil

Doutora em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Economia da Concorrência e Regulação pelas Instituições Universitat Pompeu Fabra e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com especialização em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Coordenadora-Geral da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça de 2004 a 2007. Possui experiência em consultorias internacionais (Londres e Madri) da área antitruste e trabalhou na Autoridade da Concorrência Britânica (Competition and Market Authority) em 2009. Sócia da Tendências, é reconhecida pelo Who’s Who Legal (WWL) nas categorias Consulting Experts (2017 a 2023) e Thought Leaders (2021 a 2023). 

Published

2023-10-31

How to Cite

Hernandez Perez, A. A., Portilho, L. R., Wilhelm, P. K. B., & Tito, F. (2023). The THE IMPACT OF DATA ACCESS ON DIGITAL PLATFORM COMPETITION. Direito Público, 20(107). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7242