El IMPACTO DEL ACCESO A LOS DATOS EN LA COMPETENCIA DE LAS PLATAFORMAS DIGITALES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7242

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar em que medida o amplo acesso a dados por plataformas dominantes afeta a concorrência no mercado e, em particular, se este acesso reforça suas posições como incumbentes. Para tanto, serão revisadas as teorias econômicas com ênfase em três formas pelas quais o acesso a dados afeta a concorrência, quais sejam: (i) personalização de preços, (ii) recomendações e (iii) customização de produtos e serviços. O artigo conclui com uma discussão sobre a análise antitruste sob a ótica do acesso a dados de dois casos de fusão que envolveram sobreposições horizontais e verticais: o caso internacional ‘Google e FitBit’ (2020) e o caso nacional da fusão entre a Stone e a Linx (2021). 

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Biografía del autor/a

Adriana Azevedo Hernandez Perez, Toulouse School of Economics. França

Doutora em Economia pela Université de Toulouse, na França, Mestre em Economia pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em organização de mercados, econometria aplicada, regulação e defesa da concorrência sobre diversos segmentos, desde o mercado financeiro e de meios de pagamento até os mercados de infraestrutura. Atuou como pesquisadora e professora na FGV-RJ, como gestora de Pesquisa e Desenvolvimento da área de risco de crédito do Itaú-Unibanco, como professora no Insper e como consultora no Banco Mundial. É professora do mestrado em economia e finanças da FGV-SP.

Luisa R. Portilho, Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo (SP). Brasil

Mestranda em Economia pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Priscila K. B. Wilhelm, Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo (SP). Brasil

Mestranda em Economia pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da mesma Universidade (ECA/USP). Possui experiência com temas relacionados a tecnologia, especialmente no setor financeiro, e em projetos que tratam de concessões e finanças.

Fabiana Tito, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP). Brasil

Doutora em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Economia da Concorrência e Regulação pelas Instituições Universitat Pompeu Fabra e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com especialização em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Coordenadora-Geral da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça de 2004 a 2007. Possui experiência em consultorias internacionais (Londres e Madri) da área antitruste e trabalhou na Autoridade da Concorrência Britânica (Competition and Market Authority) em 2009. Sócia da Tendências, é reconhecida pelo Who’s Who Legal (WWL) nas categorias Consulting Experts (2017 a 2023) e Thought Leaders (2021 a 2023). 

Publicado

2023-10-31

Cómo citar

Hernandez Perez, A. A., Portilho, L. R., Wilhelm, P. K. B., & Tito, F. (2023). El IMPACTO DEL ACCESO A LOS DATOS EN LA COMPETENCIA DE LAS PLATAFORMAS DIGITALES. Direito Público, 20(107). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7242