A Implementação dos Direitos Humanos no Ambiente Escolar como Instrumento Necessário à Educação de Qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6918

Resumo

Aborda-se a necessária implementação dos direitos humanos no ambiente escolar para que haja o padrão de qualidade da educação constitucionalmente exigido. O problema indaga se a concretização dos direitos humanos é indispensável à efetivação de educação escolar de qualidade segundo a expectativa da Constituição Federal e dos tratados internacionais. A hipótese é que os direitos humanos são necessários à configuração dos conteúdos da educação desde o processo de ensino e aprendizagem norteado pelos princípios do artigo 206 e objetivos do artigo 205, da Lei Fundamental. Vale-se do método hipotético-dedutivo e utiliza-se a técnica de pesquisa bibliográfica, com verificação da doutrina e a comparação do posicionamento de Legislativo, Executivo e Judiciário sobre o tema desde a interpretação necessária à elaboração das leis, regulamentos e à aprovação dos tratados internacionais de direitos humanos, bem como à redação dos acórdãos. O objetivo é verificar se os conteúdos e fins da educação vinculam-se aos direitos humanos. Constatou-se que, embora tenha havido avanços na implementação dos direitos humanos no contexto escolar, há resistências ideológicas do grupo populacional majoritário demonstradas na atuação do Legislativo e Executivo estaduais e municipais ao se elaborar leis e atos normativos, cabendo ao judiciário atuar para a proteção dos grupos populacionais vulneráveis.


PALAVRAS-CHAVE: Educação escolar de qualidade; direitos humanos; população vulnerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lelio Maximino Lellis, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal, foi Visiting Scholar em Direito Constitucional Comparado pela Universidade Columbia, Nova Iorque, EUA. Doutor em Direito do Estado e Doutor em Língua Portuguesa (Linguística) pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie. Licenciado em Língua Portuguesa e em Pedagogia pelo UNASP. Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito do UNASP. Advogado. 

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Maximino Lellis, L. (2023). A Implementação dos Direitos Humanos no Ambiente Escolar como Instrumento Necessário à Educação de Qualidade. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6918