O Papel Epistêmico da Política Criminal nas Ciências Penais:

A Contribuição de V.Liszt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v19i104.6963

Resumo

A contribuição de v. Liszt para a identificação dos saberes que devem tratar da questão do delito e do delinquente foi determinante na evolução dessas ciências ao longo do último século e meio. O presente estudo analisa detidamente o conteúdo atribuído a esses conhecimentos pelo referido autor, com especial atenção no papel atribuído à política criminal frente à dogmática e à criminologia. Entre as numerosas descobertas dessa investigação, merecem destaque a pouca atenção dada por v. Liszt aos conteúdos prescritivos do direito penal, e a limitada, porém relevante, função atribuída à política criminal, centrada no manejo eficaz das penas e medidas de segurança. A análise crítica de sua decisiva contribuição serve também para esboçar as necessidades que a política criminal deve atender na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis Diéz Ripollés, Universidade de Málaga (UMA). Málaga, Espanha

Doutor em Direito. Licenciatura em Psicologia. Professor de Direito Penal. Diretor do Instituto Interuniversitário Andaluz de Criminologia.

 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Diéz Ripollés, J. L. (2023). O Papel Epistêmico da Política Criminal nas Ciências Penais:: A Contribuição de V.Liszt. Direito Público, 19(104). https://doi.org/10.11117/rdp.v19i104.6963