Abordagem Policial, Seletividade e Fundada Suspeita

Contribuições da Teoria Estruturante do Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v19i103.6591

Resumo

O artigo objetiva investigar o processo de concretização dos textos de normas que regulam a busca pessoal por fundada suspeita, nos temos dos arts. 240, § 2º e 244, do Código de Processo Penal. Metodologicamente, procura-se analisar esse tipo de abordagem policial, à luz da teoria estruturante do direito, da Constituição Federal de 1988, da doutrina e da jurisprudência. Nesse contexto, a pesquisa apresenta dados que evidenciam disparidades raciais na realização de abordagens policiais seguidas de revista pessoal. Ato contínuo, a pesquisa destaca a teoria da norma de Friedrich Müller, capaz de incorporar dados reais relevantes para a concretização da busca pessoal por fundada suspeita, visando sanar vícios de fundamentação que perpetram a seletividade da criminalização secundária de grupos social e racialmente marginalizados. Finalmente, o trabalho apresenta uma proposta de aplicação prática da teoria e da metódica estruturante do direito, relativamente aos arts. 240, § 2º e 244, do Código de Processo Penal. Conclui-se que a concepção de norma jurídica de Friedrich Müller pode auxiliar na construção de parâmetros objetivos para a fundamentação de “busca pessoal por fundada suspeita”, especialmente por meio da filtragem dos dados da realidade pelo âmbito normativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Castilho Gomes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. (SC). Brasil.

Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Direito Constitucional e Processo Constitucional da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Ana Carolina Torres Gonçalves, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. (SC). Brasil.

Advogada. Especialista latu sensu em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Castilho Gomes, N., & Torres Gonçalves, A. C. (2022). Abordagem Policial, Seletividade e Fundada Suspeita: Contribuições da Teoria Estruturante do Direito. Direito Público, 19(103). https://doi.org/10.11117/rdp.v19i103.6591

Edição

Seção

Dossiê Temático - "A Teoria do Direito de Friedrich Müller"